quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Histologia

Histologia
A Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente.
O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame.
Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos.
O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes divididos em quatro tipos:
· tecido epitelial, formado por células que revestem superfícies, cavidades corporais ou formam glândulas;
· tecido conjuntivo, constituído por células e abundante matriz extracelular, com a função de preenchimento ou sustentação;
· tecido muscular, constituído por células com propriedades contráteis;
· tecido nervoso, constituído por células que formam o cérebro, medula nervosa e nervos.

Atualmente, a histologia relaciona-se com outros campos da ciência, como a bioquímica, biologia molecular e a fisiologia, fornecendo a base para a compreensão dos processos patológicos e suas causas.
A célula varia consideravelmente. De um único ovo fertilizado, cada célula desenvolve atributos estruturais para adequar suas funções pelo processo de diferenciação. Esta plasticidade celular é evidente, mesmo no adulto, onde elas podem modificar tanto sua estrutura como sua funcionalidade para se adaptar a determinadas condições ambientais.
Os tecidos são arranjos celulares funcionais, constituindo os órgãos e os sistemas. Um órgão é uma organização de diferente de tecidos geralmente de vários tipos, realizando funções específicas. O termo sistema pode ser utilizado para descrever células com funções semelhantes, mas amplamente distribuídas em diversos sítios anatômicos, por exemplo, as células do sistema imune; ou referir-se a um grupo de órgãos com papéis funcionais semelhantes, ou relacionados, como por exemplo, os rins, a pelve, ureteres e bexiga são parte do sistema urinário.
· Sistema cardiovascular
· Sistema respiratório
· Sistema digestivo
· Sistema urinário
· Sistema endócrino
· Sistema reprodutor feminino
· Sistema reprodutor masculino
· Sistema tegumentar
· Órgãos dos sentidos
· Sistema imune

3 comentários:

  1. Gostei do texto garotas, mas sei que vocês podem fazer muito mais. Tentem colocar imagens de tecidos e expliquem , tentem colocar videos .lembrem, estamos apenas começando.

    ResponderExcluir
  2. Onde estão as novas postagens? Estão muito devagar. Vamos as pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. Prezados alunos e professora, sou mestranda na área de tics e educação, e também tutora do curso do proinfo para professores de ciêncas. Gostei da proposta desse site, levarei a dica aos meus professores. Abraço,
    Patricia

    ResponderExcluir